Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 21 de novembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

17/12 Notícias da Paróquia Tarde de Espiritualidade – Apostolado da Oração
Compartilhar

Tarde de Espiritualidade, promovida pelo Apostolado da Oração – 12 de dezembro de 2021

O encontro teve início às 12h30min horas com músicas do Sagrado Coração de Jesus e orações dirigida pelo Diego, membro do Apostolado da Oração da Paróquia Senhor Bom Jesus. Sempre sábio e prestativo.

Neste encontro estavam presentes os membros do Apostolado da Oração e membros de outras Pastorais da nossa Paróquia.

Tivemos a honra de receber Padre Matias José, Diretor Espiritual do Apostolado da Oração,  da diocese de Caratinga, que com sua simplicidade, humildade e sabedoria trouxe para nós sabias palavras que nos fez entender melhor que ser do Apostolado da Oração é estar sempre em Oração e Ação, disse que temos que redescobrir o caminho da Capela do Santíssimo, pois é lá, numa conversa íntima com Jesus, encontraremos forças para vencer os obstáculos e provações do dia a dia. Que devemos confessar com mais frequência e que todos nós do Apostolado da Oração temos obrigação de ter uma vida de oração.

Somos Apóstolos ao lado de Cristo, e somente assim, teremos capacidade de sermos fieis ao nosso compromisso. Com Oração e Ação, seremos missionários levando a Palavra de Deus, a esperança e o conforto aos irmãos doentes e idosos que não podem mais ir à Igreja, ou aqueles que se afastaram das reuniões e de seus compromissos. Sempre usando uniforme e a fita, ela é o nosso distintivo. Orientou-nos também a dar assistência e consolo à família, quando algum membro do Apostolado da Oração falecer.

Padre Matias disse que O Zelador tem obrigação de estar sempre em contato com seus associados (as). Visitando e rezando com eles.

Disse também que O manual do Coração de Jesus, o mensageiro e o bilhete mensal são indispensáveis ao membro do Apostolado da Oração.

Pertencemos à Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP); assim o oferecimento diário, como o próprio nome indica, deve ser feito diariamente e preferencialmente pela manhã.

Não podemos nos esquecer dos compromissos:

– Hora Santa reparadora na quinta-feira que antecede a 1ª sexta-feira;

– Reunião Mensal;

– Missa na 1ª sexta-feira (se possível, missa diária);

O novo Estatuto do Apostolado da Oração propõe algumas mudanças: unificou as fitas (todas são largas), sinal de igualdade; casais de segunda união podem participar e ser membro do apostolado da oração; participando das reuniões, missas e adorações, só não podem receber a eucaristia.

Quem estiver fazendo a Novena das 1ªs sextas-feiras e por motivo justo precisar faltar, não precisa recomeçar a novena, e sim, dar continuidade até completar as nove sextas-feiras, para receber a fita e participar de todas as atividades e compromissos do Apostolado da Oração.

Além das orações pelas vocações Sacerdotais, Religiosas e Leigas, o Apostolado da Oração deve ajudar na manutenção do Seminário e outros trabalhos da Paróquia.

Em seguida deu oportunidade para quem quisesse falar ou perguntar alguma coisa, respondendo e esclarecendo com muita sabedoria e atenção.

Dando continuidade ao encontro, Diego falou sobre o uso da fita nas missas, reuniões e velórios (de membro do Apostolado da Oração).  Também falou que antes do sepultamento de um membro do Apostolado, deve-se cortar a fita e entregar a medalha para alguém da família, convidando a dar continuidade ao Apostolado da Oração. Comentou também sobre a graças das doze promessas e o significado de cada parte da cruz da fita.

Depois fomos para o Salão Paroquial para um momento de partilha e confraternização. Na oportunidade foram feitos vários sorteios com os participantes.

Após a confraternização foi o momento culminante do encontro, com Adoração e Bênção do Santíssimo, conduzida pelo nosso pároco, Padre José Carlos de oliveira.

Albertina – Presidente do Apostolado da Oração

Paróquia São Judas Tadeu – Bairro Limoeiro / Caratinga.