Dentre os dias 18 de fevereiro a 2 de março de 2024, alguns seminaristas do curso de Teologia do Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário em Caratinga se reuniram em Belo Horizonte, capital mineira, para a experiência da Abordagem Direta do Inconsciente (ADI), pelo método da Terapia de Integração Pessoal (TIP). Se uniram e viveram a dinâmica terapêutica durante essas duas semanas mais de 120 religiosos da América Latina: padres, seminaristas, freiras, religiosos não ordenados, leigos consagrados e vocacionados. De nosso seminário, dioceses de Caratinga e Araçuaí, estiveram presentes os jovens Jean Carlos, Isaías Silva, Victor Machado, Elias Eduardo e Weslley Fernandes.
O Método da ADI, aplicado pela FUNDASINUM (Fundação de Saúde Integral e Humanística), foi pensado, sistematizado e desenvolvido pela saudosa Dra. Renate Jost de Moraes e permite ao sujeito do processo um contato com sua essência primeira, ressignificando algumas leituras que marcaram as linhas inconscientes da existência, objetivando uma nova posição diante da vida, fiel aquela a qual fomos concebidos a ter, pelo caminho do amor. Nas palavras da idealizadora do método, na obra ‘As chaves do Inconsciente’: “todos os males da humanidade se resumem numa só palavra: desamor. E de todos os remédios, apenas um é realmente eficaz: o amor. Só assim curaremos a humanidade e humanizaremos o mundo.”
Conforme partilhado durante os dias, tal terapia tem produzido sinais visíveis na história de muitas pessoas, possibilitando-lhes reencontrar-se com o amor, ganhando maior autoconhecimento e a recuperação da saúde integral-essencial, através da superação daquilo que outrora aprisionava. Recomenda-se que seja feito o reforço para a avaliação do crescimento. Importante destacar que diversos padres e seminaristas de nossa Igreja de Caratinga já vivenciaram livremente essa terapia, antes da pandemia de Covid-19. Assim, desde 2019 nossa diocese não se fazia presente no método, portanto, esses dias foram um recomeço, uma oportunidade de novos passos e de uma abertura importante.
Todo o processo, bem como os cuidados pessoais de permanência e vivência dos dias são gentilmente ofertados pelo Sr. Estevam Duarte e sua família, que fundaram a Casa Mãe Acolhedora/Instituto de Integração Pessoal no Bairro Caiçaras em Belo Horizonte. Nesta casa fomos acolhidos com muito amor e verdade, a ele e a toda a equipe registramos a nossa gratidão e orações.
Texto: Victor Machado.
Fotos: Casa Mãe Acolhedora/BH.
Fonte: Diocese de Caratinga