Na manhã do último sábado, 26 de fevereiro de 2022, durante a reunião do Conselho Pastoral Paroquial, coordenadores das pastorais e movimentos, assim como os coordenadores das comunidades que compõem a Paróquia de São Judas Tadeu, participaram de um encontro para estudo da temática da Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
O encontro contou com a presença de 28 pessoas. A abertura foi feita pelo pároco, padre José Carlos de Oliveira, que deu boas-vindas aos presentes e fez a oração inicial.
Na sequência, o vigário paroquial, padre Bismarque Maciel, realizou o estudo do tema proposto, partindo do Texto Base elaborado pela CNBB para a Campanha da Fraternidade. Depois, a partir do roteiro elaborado pelo irmão Denilson Mariano, SDN, do Movimento da Boa Nova (Mobom), os participantes se dividiram em grupos para o estudo dos temas, dentro do já tradicional modelo “Escutar, discernir e agir”.
No primeiro momento, caracterizado pela escuta, foram feitas reflexões sobre os temas “Antes de ensinar, aprender lições” e “Educar é humanizar”. No segundo momento, em busca do discernimento, os temas abordados foram “Jesus mestre e educador” e “Discípulos missionários educadores”. O estudo culminou na proposta de ação, com a reflexão do tema “Iniciar, promover processos”. Neste ponto, a CF/22 chama a atenção para a necessidade de se promover ações de educação na fé a partir da proposta de formação integral dos sujeitos, enfatizando a responsabilidade da família e intensificando a ação da Pastoral da Educação como serviço evangelizador da Igreja junto aos educadores e as comunidades escolares. Destaca ainda a urgência de se promover formações para os educadores católicos, a partir da pedagogia de Jesus e dos ensinamentos do magistério da Igreja, entre outras ações.
A Campanha da Fraternidade 2022
Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.
Objetivo geral
A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.
Objetivos Específicos