Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 06 de dezembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

09/10 Notícias da Igreja Em 8 de outubro se celebra o Dia do Nascituro
Compartilhar

Neste dia, celebramos o valor inviolável da dignidade da vida humana

No dia 8 de outubro celebramos o Dia do Nascituro, em que o fruto está na fase final de desenvolvimento no ventre de sua mãe, o dia em que uma chuva de felicidade divina rompe dos céus ao entregar uma nova vida no mundo.

Neste ano, o tema “Serviço à vida: caminho de fecundidade” guiou as reflexões da Semana Nacional da Vida 2022, de 1º a 7 de outubro. Já a celebração do Dia do Nascituro terá o tema “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”.

“O amor conjugal embasa o Matrimônio, por meio do qual os esposos comungam com Jesus Cristo, são abertos à transmissão da vida e têm o respeito pela vida humana e um pelo outro”, destaca o material desenvolvido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

 

A Origem do Dia do Nascituro

A palavra nascituro vem do Latim nascituru, que significa “aquele que há de nascer”, mas que está pronto para nascer.

Desde 2005, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu junto da Igreja a Semana Nacional da Vida, atualmente culminando com o Dia do Nascituro. Nesta data é celebrado o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e ao nascimento sadio.

Qual é o objetivo do Dia do Nascituro?

O Dia do Nascituro tem como objetivo ressaltar a importância da vida dos bebês e de suas mães, ambos desejados por suas famílias, para que sejam cuidados e preservados. Nesta data, devemos suscitar o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

É fundamental conscientizar as pessoas sobre os riscos que as crianças e suas progenitoras correm desde a concepção até o nascimento.

 

O que é e como emitir o Sinal de Esperança a Cristo?

luz_de_cristo_sobre_o_embriao

Luz de Cristo iluminando e protegendo um embrião | Foto: iStock

Nesta data, todos são convidados a realizarem um Sinal da Esperança, um chamado promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que consiste em acender velas com o objetivo de “propagar a ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas”, visto que a gravidez é um momento bem delicado e requer muitos cuidados.

Se você não tem condições de comprar uma vela, não se preocupe. Basta acender a vela virtual pela Sagrada Família, oferecida pela Associação Senhor do Jesus.

A Sagrada Família serve de modelo ideal à família em formação, para que tenham como valores a encarnação do amor, da misericórdia e da humildade em seu lar.

ACENDA SUA VELA E REZE POR SUA FAMÍLIA!

 

Oração do Nascituro

“Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.

Bendito sejais, porque nos criaste por amor.

Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.

Nós vos agradecemos pelos nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.

Em Vós somos, vivemos e existimos.

Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.

Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.

Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno.

Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos.

Amém!”

(Dom Orlando Brandes)

 

Fabíola Augusta, da Rede Século 21

Fonte: rs21.com.br