Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 05 de dezembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

21/03 Notícias da Paróquia Criação de um Grupo de Jovens – Pastoral da Juventude
Compartilhar

No dia 13 de março, estivemos reunidos com dezoito 18 jovens, no Salão Paroquial, para a criação de um Grupo de Pastoral da Juventude.

Esse primeiro encontro teve início às 16h. O Seminarista Reginaldo fez a Oração Inicial e leu um texto bíblico, 1Timóteo 4,9-13:

9 Esta palavra é digna de fé e de toda acolhida. 10 Pois, se labutamos e lutamos, é porque pusemos a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, principalmente dos que têm fé. 11 Recomenda estas coisas e ensina-as. 12 Ninguém te menospreze por seres jovem. De tua parte, procura ser para os que creem um exemplo, pela palavra, pela conduta, pelo amor, pela fé, pela castidade. 13 Até que eu chegue aí, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino.

Após a leitura do texto, fez uma breve reflexão.

O objetivo da criação do Grupo de Jovens tem sido um desejo nosso, uma vez que outro deixou de existir.

O Encontro foi conduzido por Pe. José Carlos e teve a participação do Pe. Bismarque Maciel.

Procuramos escutar os jovens a partir de algumas interrogações: como gostariam que fossem os encontros? Reunião semanal? Quem conduziria? Quem trabalharia os conteúdos escolhidos? Seria só reuniões ou também momentos de espiritualidade? Filmes educativos e visitas às instituições?

Sugeriram que o Encontro acontecesse aos domingos, às 18h, e que no final de cada reunião definiriam a programação do próximo Encontro.

Dividimos as atividades: Léssio e Marcos conduziriam a música, o Reginaldo a Oração e que fosse convidado um Psicólogo (a) que falasse sobre a convivência e a passagem da adolescência para a Juventude, abordando a importância de um projeto de vida. Aliás, esse é um assunto presente no tema da Campanha da Fraternidade 2022. “Todo projeto de vida revela e, de certa forma, fortalece um tipo de projeto de sociedade” (TB, n. 38). Tamanha verdade, torna-se mais perceptível quando se tem em mente que “a soma dos interesses individuais não é capaz de gerar um mundo melhor para toda a humanidade” (TB, n. 40).

Pe. José Carlos agradeceu a presença de todos e fez a oração final.

Reginaldo Fernandes,

Pe. Bismarque Maciel,

Pe José Carlos.