Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 28 de abril de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

22/03 Notícias da Igreja A coleta da Campanha da Fraternidade: um gesto de amor e solidariedade 
Compartilhar

Dom Anuar Battisti
Arcebispo emérito de Maringá (PR)

 

Neste ano de 2024, temos de destacar a importância da fraternidade e da amizade social através da Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e Amizade social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Este tema ressoa como um convite urgente para despertarmos para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo a experiência da Amizade Social. 

A Campanha da Fraternidade, além de ser um momento de reflexão e conscientização, é também uma oportunidade concreta de agir em prol do bem comum. Por meio da coleta realizada durante esse período da Quaresma, temos a oportunidade de contribuir de maneira significativa para a promoção da solidariedade e da justiça social em nossa sociedade. 

O objetivo geral desta Campanha da Fraternidade é nos desafiar a superar a cultura da indiferença em relação aos outros, que muitas vezes nos torna insensíveis às necessidades daqueles que estão ao nosso redor. A coleta da Campanha da Fraternidade nos convida a ser agentes de transformação, rompendo com essa indiferença e promovendo uma cultura de acolhimento, compaixão e solidariedade. 

A temática da Amizade Social nos convida a refletir sobre as causas dos conflitos e da hostilidade nas relações humanas. Quando falta a experiência genuína da amizade, corremos o risco não apenas da indiferença, mas também da violência e da agressividade interpessoal. Por isso, é fundamental promover laços de amizade abertos, capazes de estimular a comunhão e a reconciliação entre as pessoas, favorecendo assim o bem comum. 

Palavras-chave como acolhida, compaixão, diálogo, convivência e empatia ressoam profundamente neste contexto. A autêntica experiência de amizade não é algo fechado ou exclusivo, mas sim uma vivência que nos desafia a abrir nossos corações para acolher e compartilhar os dons que cada pessoa traz consigo. A amizade verdadeira não é egoísta nem seletiva, mas sim generosa e compassiva, buscando sempre o bem do outro. 

É importante destacar que a coleta da Campanha da Fraternidade não se limita apenas à contribuição financeira, mas também envolve um compromisso pessoal com a promoção da paz e da justiça em nossa sociedade. Ao contribuirmos com nossa oferta, estamos expressando nosso compromisso com a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário para todos. 

Além disso, a Campanha da Fraternidade nos desafia a rejeitar fenômenos como a cegueira moral e a indiferença social, que promovem o adoecimento de nossa sociedade. A cegueira moral nos torna insensíveis às realidades que estão ao nosso redor, impedindo-nos de enxergar as necessidades dos outros. Por outro lado, a indiferença social nos leva a fechar-nos em nós mesmos, negando-nos a oportunidade de construir pontes de amizade e solidariedade com aqueles que são diferentes de nós. 

Existe uma “fake News” sendo espalhada que se deve “boicotar” a Coleta da Campanha da Fraternidade porque esta seria instrumentalizada politicamente. Isto é uma grande mentira! O FNS – Fundo Nacional de Solidariedade – abre chamamento público e auditável para serem contemplados projetos que efetivamente são voltados para as pessoas mais vulneráveis e necessitadas. Toda a destinação da coleta – ou seja – os 40 por cento que são enviados para a CNBB – são de maneira correta, séria e ética aplicadas em projetos que realmente trazem dignidade aos mais vulneráveis. 

Portanto, neste tempo de Campanha da Fraternidade, convido a todos a refletir sobre o verdadeiro significado da fraternidade e da amizade social em nossas vidas. Todos somos chamados a colocar em prática a coleta generosa em favor dos projetos que serão desenvolvidos pela CNBB. Que possamos abrir nossos corações para acolher e compartilhar o amor de Deus com todos os nossos irmãos e irmãs, especialmente aqueles que mais precisam. Que nossa oferta seja um gesto de amor e solidariedade, contribuindo para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário para todos. Amém. 

 

Fonte: CNBB