Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 03 de dezembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

11/11 Diocese de Caratinga divulga participação de representantes de Alto Caparaó no 9º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo
Compartilhar

A Diocese de Caratinga celebra a participação do Pe. Elias Garcia, pároco solidário da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Caparaó; Renato Mota de Aguiar, coordenador da Comunidade Imaculada Conceição; e Ramiro Horst de Aguiar, secretário de Cultura e Turismo de Alto Caparaó, no 9º Encontro Nacional da Pastoral do Turismo, realizado em Niterói. O encontro, com o tema “De Turistas a Peregrinos da Esperança”, reuniu lideranças católicas e especialistas de todo o Brasil para refletir sobre o papel da fé no turismo.

O evento abordou questões fundamentais para a Pastoral do Turismo, incluindo a relação entre turismo e evangelização, o papel da cultura na experiência turística e a importância da hospitalidade cristã. Entre as palestras, destacaram-se:
• “Turismo, Fé e Cultura: De Turistas a Peregrinos”, conduzida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo Emérito de Salvador, que abordou como a fé pode transformar uma simples viagem em uma experiência espiritual.

• “Hospitalidade na Bíblia”, com o Dr. Alexandre Panosso Netto, da EACH-USP, que trouxe uma perspectiva bíblica sobre o acolhimento e a recepção de visitantes.
• “Pastur e o Empenho pela Dignidade no Turismo”, pelo Pe. Manoel Filho, ressaltando a necessidade de promover um turismo que respeite a dignidade humana.
• “Pastur: Entre Governança e Articulação”, com o Pe. Daniel Aguirre, que discutiu a governança no turismo em colaboração com as instituições e a comunidade local.

O encontro contou também com a presença de Dom Mário Spaki, bispo referencial para a Pastoral do Turismo, reforçando o compromisso da Igreja com uma visão acolhedora e ética do turismo, que promove a fé e a dignidade de cada pessoa.

A presença do Pe. Elias, Renato e Ramiro enriqueceu o evento, levando a experiência da comunidade de Alto Caparaó, uma região que se destaca pelo turismo religioso e cultural, especialmente com a proximidade ao Pico da Bandeira um dos pontos mais visitados do Brasil. Bem como o Caminho da Luz, um caminho de peregrinação de contemplação de 200km por 7 cidades com término ao pico da bandeira. Com o aprendizado compartilhado no encontro, espera-se que novas ações sejam implantadas na região, incentivando cada vez mais uma acolhida que transforme turistas em peregrinos da esperança.

Diocese de Caratinga: Caminhando Juntos em Fé e Missão!

Colaboração – Texto- Ramiro Horst de Aguiar

 

Fonte integral: Diocese de Caratinga

VEJA TAMBÉM