A imagem de São Judas Tadeu revela muito sobre a vida deste que foi um dos doze apóstolos de Jesus. Além de discípulo e apóstolo, Judas Tadeu era também primo de Jesus, filho de Cléofas, irmão de São José, e de Maria de Cléofas, irmã de Nossa Senhora. Era irmão de Tiago Menor e de Simão. É-lhe atribuído a autoria da ‘Carta de Judas’, o menor livro do Novo Testamento. Na carta, ele pede para os fiéis daquela época afastarem-se dos falsos profetas.
Para comemorar os Dez Anos da Criação da Paróquia: 28/10/2019, elaboramos um brasão de armas eclesiástico. Tudo o que está representado dentro do escudo e que o compõe, são as “armas” e que contém um significado.
A CRUZ PROCESSIONAL que sustenta o escudo representa a caminhada Pastoral e Evangelizadora da Paróquia. Já a cruz no centro, nos lembra da salvação que veio da cruz de Nosso Senhor. Foi na Cruz que recebemos Maria por nossa mãe – “M”. Ainda lembrando que Maria é padroeira da 1ª Igreja Católica do Bairro Limoeiro.
AS CORES que norteiam o brasão têm os seguintes significados:
Verde: esperança, amizade, fé, juventude, bons serviços prestados e liberdade. No simbolismo cristão, a cor verde representa a vida que vence a morte. São Judas apesar de ter sido morto de maneira tão trágica, ele venceu a morte em Jesus Cristo e está na glória do céu.
Vermelho: vitória, coragem e fortaleza. O vermelho martírio. Mártir é todo aquele que dá sua vida por causa da fé em Jesus Cristo. Assim aconteceu com São Judas no ano 70. Depois de pregar o Evangelho na Galileia, Samaria e outras cidades judaicas, ele foi anunciar Jesus Cristo na Síria, Armênia e Pérsia, onde se juntou ao apóstolo Simão. Na região da Mesopotâmia ele foi preso por sacerdotes pagãos e obrigado a prestar culto a uma deusa. Como se recusou proclamando sua fé em Jesus Cristo, foi morto. Sua morte, porém, fez nascer um grande número de cristãos na região, quando viram que ele preferiu morrer a negar Jesus.
Prata: significa pureza, integridade, obediência e firmeza. O campo prata representa a fonte de água viva que é Jesus Cristo de onde jorra a vida para a Paróquia.
ALANÇA E O MACHADO de São Judas nos revelam o instrumento de seu martírio. Foi morto a machadadas pelos sacerdotes pagãos. Além de machado, esta arma é também uma lança. Para os mártires, o instrumento do martírio se torna instrumento de glória celestial, como aconteceu com a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O LIVRO recorda sua missão de Apóstolo. Representa a carta que ele escreveu e que está contida no Novo Testamento e também a pregação que ele fez por todos os lugares onde andou, levando a Boa Nova de Cristo.
FLOR DE LIS: Representa a Matriz e as Comunidades que compõe a nossa Paroquia São Judas Tadeu:
01- São Judas Tadeu – Matriz
02- Nª Senhora das Graças – Bairro Limoeiro
03- São José – Bairro Floresta
04- Sagrado coração de Jesus – Monte Verde
05- Mãe Admirável – AMA
06- Barreirinha (São Judas Tadeu)
07- Cachoeira Alegre (São Geraldo)
08- Manducas (Nossa Senhora das Graças)
09- Quatro Encruzilhadas (São Sebastião)
10- São José do Galho (São José)
11- São Pedro (São Pedro)
12- Água Santa (São Sebastião)
13- Guanabara (São Vicente de Paulo)
14- Sapucaia/Distrito (Nª Sra. da Conceição)
15- Sobra (Nossa Senhora Aparecida)