Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 21 de novembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

São José

Comunidade São José 

A comunidade surgiu junto com o crescimento do Bairro Floresta, há vinte poucos anos atrás.

Com a chegada dos primeiros moradores, as famílias: da Albertina, da Auxiliadora, doLuiz e da Nilza, da Girlene, do Zezito, do Paulo e da Creuza, da Luzia e do Valter; começou-se a rezar o terço nas casas, a fazer a novena de natal e a visitar os doentes. O Bairro foi crescendo e a participação das pessoas também. Após, houve o desejo de formar um grupo de reflexão, surgindo assim a necessidade de um padroeiro. Fernanda Pires, uma participante e animadora do grupo, sugeriu que o padroeiro deveria ser “São José”. A partir de então, começamos a rezar o terço em honra a São José e a fazer também a novena que, a princípio, era rezada nas casas dos moradores que tinham o nome de José, e que por sinal eram muitos. Também tivemos a doação de um ícone de São José, de Dona Maria e do Senhor Oséias.

Com a construção da Igreja, e logo paróquia de São Judas Tadeu, o pároco, Pe. Joaquim Calais, começou o trabalho de caminhada com nossa comunidade participando das novenas e reuniões, sempre nos orientando e auxiliando.

Após alguns anos, foi nomeado para nossa paróquia o Pe. Geziel, que decidiu nos agraciar com a celebração da santa missa uma vez por mês na nossa comunidade. A missa era campal, presidida na Praça Central do Bairro, com a participação dos moradores do Bairro e também com a participação da Matriz e do Monte verde.

Tempos depois, nomearam o atual pároco, Pe. José Carlos, que nos orientou a procurar um local coberto para realizarmos as reuniões, novenas e as celebrações da santa missa. Generosamente, Dona Mioni, uma moradora do bairro, nos cedeu o espaço de festa de sua família, onde atualmente todos os eventos e celebrações da comunidade são realizados.

Pe. José Carlos também pediu que oficializássemos a nossa comunidade e que escolhêssemos um padroeiro, que por sinal não poderia ser outro, São José. Nosso intercessor que há anos nos acompanha. Antes, tínhamos um ícone, agora, com doações, compramos uma pequena imagem de São José. Não demorou muito, um devoto, morador do distrito de Santa Luzia, conhecendo a história de nossa comunidade, nos doou uma linda imagem de nosso glorioso São José.

Com a Comunidade formada e oficializada, tivemos duas Equipes de Coordenação até o momento, a primeira foi construída por:

Coordenadores: Fernanda e Wélton

Tesouraria: Marilene

Secretária: Albertina

Na segunda:

Coordenadores: Edirlei e Josiane

Tesoureira: Creuza

Secretária: Isabel

E assim surgiu e cresce a nossa comunidade São José, junto ao povo e a Mãe Igreja, instruída pelo Espírito Santo e pelos nossos queridos padres que com muito amor e dedicação tem nos apoiado e orientado.

………………..

São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.

Oração a São José

A vós, S. José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o Vosso patrocínio. Por este laço sagrado de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.

Endereço: Bairro Floresta