Inicialmente, a comunidade recebia o nome de Córrego dos Geraldos, devido aos proprietários serem os Geraldos (Antônio, João e José Geraldo), e por essa razão o Padroeiro é São Geraldo.
A iniciativa foi de D. Carola, esposa do proprietário do terreno, Sr. Dário Gomes.
Iniciamente, acontecia a conferência popular nas casas todos os dias da semana. Poucos anos depois, começamos com as conferências Vicentinas na casa do Sr. Dário Gomes, daí surgiu a necessidade de construir a primeira capela, esta construída em terreno cedido por Sr. Dário Gomes e família. Sendo vigário o Pe. Assis, mais ou menos em 1960. A celebração que acontecia nas casas passou a ser celebrada na capela, surgindo assim o culto dominical, onde com muito fervor as famílias se reuniam para louvar e agradecer a Deus.
Em fevereiro de 1976, com a chegada do Reverendíssimo Pe. Rino, juntamente com toda comunidade, o mesmo sentiu a necessidade de construir uma capela maior que atendesse a todos, onde houve o empenho de toda comunidade e familiares de outras comunidades. Sendo inaugurada em 30 de janeiro de 1977, a missa de inauguração foi celebrada pelo saudoso Pe. Rino e D. José Eugênio.
Nossa comunidade conta com as seguintes pastorais:
*Pastoral catequética-Atualmente com cinco catequistas, atendendo aos sábados e domingos.
Coordenador –José Gomes de Souza
*Pastoral da Criança-Coordenadores- João Batista Gomes e Sônia Maria Gomes
*Pastoral do Dízimo-Coordenador-Roberto Carlos Gomes
*Pastoral familiar-Coordenadores Altair Gomes da Silva e Maria de Lourdes da Silveira Gomes
Onde 10 famílias, faz parte da Pastoral.
*Pastoral do Batismo-Responsáveis casais da Pastoral familiar.
* Grupos
*Reflexão- a comunidade foi dividida em 3 grupos-
*Apostolado da Oração- 20 Associados
Presidente- Rosana Cristina Gomes
*Conferências Vicentinas- 3 conferências- cada uma com sua equipe
Presidente do Conselho João Batista Gomes
Em 2021, fazem parte da coordenação da Comunidade;
*Coordenador-João Batista Gomes
Vice- Amilton Gomes Ferreira
*Secretária- Roberta do Rosário de Souza
*Tesoureiros- José Paulo Ferreira e Roberto Carlos Gomes
Que Deus na Sua Infinita Misericórdia, nos ajude sempre trabalhar pela edificação do Reino de Deus, nos dando força, coragem para fazermos o melhor.
Uma comunidade unida, empenhada, feliz e fortificada na ação do espírito Santo é o início do Céu aqui na terra.
Ó São Geraldo, celestial amigo dos infelizes, ao nos lembrarmos dos grandes milagres que operastes em vida, aumentados admiravelmente após a vossa preciosa morte, quer nos parecer que eles nos clamam: Confiança! Confiança! Tenham confiança!
Bem sabemos que é grande o favor que pedimos e muito acima de nossos merecimentos. Reconhecemos até sermos mais dignos de castigos que favores; pois sem dúvida é justa a punição de nossos pecados, o bem que nos falta e as aflições e dificuldades que nos fazem suplicar. De certo, atraímos sobre nós e sobre aqueles que nos são caros a ira de Deus, transgredindo voluntariamente os preceitos divinos e permitindo que outros também o fizessem. Choramos agora todas as nossas culpas.
Pedi, ó carinhoso São Geraldo, pedi ao bom pai celeste que nos perdoe. Ainda que seja justo sermos castigados por nossos pecados, afastai de nós e de nossos queridos os flagelos da justiça divina. Alcançai-nos, pelos méritos das sublimes virtudes que vos fizeram eterno amigo de Deus, a graça que com toda confiança pedimos por esta oração. Ó São Geraldo, nosso amigo, nosso milagroso benfeitor, rogai por nós a Jesus e Maria, e seremos certamente atendidos.
São Geraldo Magela! Rogai por nós!