Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 05 de dezembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

Nossa Senhora das Graças

O Bairro Jardim Francisco Pena (Bairro Limoeiro) localizado próximo a BR 116, teve início com a divisão da Fazenda do Sr. Francisco Penna em lotes que foram vendidos formando assim o Bairro. Isto aconteceu há mais de 50 anos.

Um dos moradores desse Bairro, o Sr. José Raimundo Coelho, conhecido por José Nadinho, foi acometido por uma doença, pedindo assim à Nossa Senhora das Graças que intercedesse por ele. Em reconhecimento à graça alcançada, entre os anos de 1960 a 1961, construiu com recursos próprios uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora as Graças.

O Padre Inácio Tito de Azevedo, pároco da Catedral São João Batista, mesmo antes de a Capela ser construída, já presidia as celebrações litúrgicas na garagem da casa do Sr. Hélio Pena. Depois, passou a celebrar na então Capela, sendo realizada a missa uma vez por mês no 3° domingo.

Aos poucos Inês, filha do Sr. José Raimundo e sua amiga Edna Marques, moradora do Bairro, juntas com a comunidade, promoveram campanhas para ampliação da Capela. Terminando a parte externa, adquiriram: 12 bancos, calçada na porta da capela, campainha e paramentos. O altar, que antes era de cimento, foi substituído por um de mármore, o qual foi idealizado pelo Padre Geraldo Magela, sucessor do Padre Inácio Tito Azevedo.

No ano de 1963, foi construída a primeira torre e colocado o piso. Com a construção da torre, foi adquirido o sino, e a chegada do mesmo na Capela aconteceu com festa e alegria. Cada pessoa que dava oferta podia dar uma badalada no sino.

Desde a construção da Capela de Nossa Senhora das Graças, se realiza o mês de Maria. No início, faziam procissão saindo da casa de um festeiro em direção à Capela. Ao término da celebração, aconteciam os leilões. O primeiro leiloeiro foi o Sr. Pedro Santana.

O primeiro trabalho Pastoral surgido na comunidade foi a Catequese, desenvolvido por Geralda Rocha Penna, Maria Calista, Josélia, Inês e Edna Marques. Este trabalho era realizado nas escadarias das casas em frente à Capela.

Em 7 de julho de 1963, foi realizada na capela a reunião de instalação da Conferência Nossa Senhora da Penha, presidida pelo Padre Othon Fernandes Loures, com a presença do presidente do Conselho Central, professor Valdemar Pereira. Tendo como primeiro presidente da Conferência, o Sr. José Alves da Rocha e como tesoureiro, o Sr. José Raimundo Coelho.

Conferência composta só por mulheres: Conferência Santa Isabel.

A Cruzada Eucarística se fez presente, tendo como presidente a catequista Edna Marques. Este movimento existia em toda a Diocese. Era composto por crianças e adolescentes que vestiam branco, e ostentavam uma fita amarela com cruz azul em diagonal nas solenidades religiosas.

Segundo alguns membros do Grupo Psiu, que participavam dos encontros do grupo de jovens da Paróquia do Santuário, foi sugerido que cada comunidade formasse seu próprio grupo de jovens. Como eram muitos os participantes do Limoeiro, os mesmos resolveram fundar um grupo de jovens na comunidade. Assim nasceu o PSIU (Para o Senhor iremos unidos). As reuniões eram realizadas na Capela Nossa Senhora das Graças aos sábados e sempre com a Adoração ao Santíssimo contando com a presença de um padre. Esse grupo trabalhava muito pela promoção humana através de campanhas para instituições carentes, visitavam famílias necessitadas, faziam celebrações nas casas, promoviam gincanas para arrecadar doações para a comunidade, tinham momentos de lazer com disputas de campeonatos e faziam serestas. O grupo era orientado por uma pessoa mais experiente, entre elas, D. Sula, que na época morava no bairro. O grupo permaneceu por muitos anos, encerrando suas atividades na década de 80.

Outro grupo que existiu em nossa comunidade foi o grupo de adolescente SAC (Somos amigos de Cristo). Após, vieram outros como o TAUS, já instinto, e o JUB PAZ.

No ano de 20.. a igreja também passou por uma reforma que a deixou tão linda que os moradores do Bairro se orgulham em fazer referência à primeira Igreja Católica do Bairro. O Projeto Arquitetônico foi feito pelo Escritório de Arquitetura Officina Três, de Manhuaçu, sendo acompanhado pela Arquiteta Nicole e pelos colaboradores.

Nela acontecem missas, Grupo de Oração e o Grupo de Mães que Oram pelos filhos. No Salão também acontecem vários encontros durante a semana.

Oração a Nossa Senhora das Graças

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, do poder ilimitado que vos deu o vosso Divino Filho sobre o seu coração adorável. Cheio de confiança na vossa intercessão, venho implorar o vosso auxílio. Tendes, em vossas mãos, a fonte de todas as graças que brotam do coração amantíssimo de Jesus Cristo; abri-a em meu favor, concedendo-me a graça que ardentemente vos peço. Não quero ser o único por vós rejeitado, sois minha Mãe, sois a soberana do coração de vosso Divino Filho.

Sim, ó Virgem Santa, não esqueçais as tristezas dessa terra; lançai um olhar de vontade aos que estão no sofrimento, ao que não cessam de provar o cálice das amarguras da vida. Tende piedade dos que se amam e que estão separados pela discórdia, pela doença, pelo cárcere, exílio ou morte. Tende piedade dos que choram, dos que suplicam, e dai a todos o conforto, a esperança e paz! Atendei, pois, à minha humilde súplica e alcançai-me como graças que agora fervorosamente vos peço por intermédio de vossa santa Medalha Milagrosa!

Amém.

Endereço: Bairro Limoeiro