Comunidade Nossa Senhora das Graças, Córrego dos Manducas. Fundação da comunidade há mais de cem anos. Oito irmãos adquiriram trinta alqueires de terra contados em Escrituras, sendo confrontantes Manoel Duarte e João Duarte, formando assim “Manducas”. Nome dos outros irmãos: José Jorge; Gabriel; Guilhermina; Valdira; Maria Rosa e Cassiana.
1°. 1958 – em Julho, reza-se o terço nas casas, responsável: Senhora Bené e Cirilo Ferreira.
2°. Setembro 1977 – Cursos Natal, responsáveis: José Rocha, Lívia Cordeiro. Local: casa do senhor Raimundo e da dona Ilídia.
3°. Grupo de reflexão – texto elaborado pela diocese com reunião semanal em família. Era concluído mensalmente por um Plenário.
Culto todos os domingos. Missa uma vez por mês.
Fundação da Igreja depois do ano de 1985, a pedido do senhor Bento. O terreno foi comprado do senhor João Alves da Maceno. Contando com a Escritura.
Uma cópia se encontra na nossa igreja, e o original se encontra na paróquia.
Líderes religiosos da comunidade com o passar do tempo:
Cirilo Ferreira Rosilda, dona Ilídia Jair, Joaquim, Antônio Martins, Caim Joaquim e Geraldo Magela .
Colaboradores: Givaldo Maduca, José Martins, Vicente Xisto e outros.
“Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vê-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada).
Concedei, pois, ó Nossa Senhora das Graças, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior Glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre como verdadeiros cristãos. Amém”.
Nossa Senhora das Graças! Rogai por nós!