Aos 28 de outubro de 2009, Festa do Padroeiro São Judas Tadeu às 10h, durante a Missa Festiva, presidida por sua Ex.mo Rev.mo Dom Hélio Gonçalves Heleno, DD. Bispo Diocesano de Caratinga, foi instalada a Paróquia de São Judas Tadeu, em Caratinga. Participaram da celebração os Rev.mos Mons. Raul Motta de Oliveira, Vigário Geral da Diocese; Pe Jamir Pedro Sobrinho, Reitor do Seminário Diocesano; Pe José Raul dos Santos de Oliveira, Pároco de Bom Jesus do Galho e representante dos presbíteros no Leste II; Pe. Raimundo Rafael de Paiva, Pároco de São Sebastião do Sacramento; Pe Renato Dutra Borges, SDN, Pároco da Paróquia de São Loureço de Manhuaçu; Pe. José do Carmo Lima, Vargem Alegre; Pe. José Paulo da Cunha, Pároco de São José de Manhuaçu; Pe. Ely Terra Cristo, Ecônomo do Seminário Diocesano; Pe. Fabrício Almeida de Moura, Administrador Paroquial de Entre Folhas; Frei Fabiano Alcides Pereira, de Piedade de Caratinga; Pe. José Carlos de Oliveira, Pároco de Ubaporanga; Pe. Humberto Boreli, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição; Pe. Antônio Maurílio de Freitas, de Tarumirim; Pe. José Geraldo de Gouvêa, Pároco da Paróquia Sr. Bom Jesus, em Caratinga; Pe. Flávio Ferreira Alves, Administrador paroquial de Vermelho Velho; Pe. Vitório Baggi, SSS, Administrador Paroquial do Santuário; Frei Leandro Alcides, OCD, de Piedade de Caratinga; Pe. Marcelino Pereira, Pároco de Inhapim; Frei Edinaldo da Silva, OCD, de Piedade de Caratinga; Frei Joilde de Souza Lima, OCD, de Piedade de Caratinga; Pe. Joaquim Rocha de Calais, Pároco da Paróquia São Judas Tadeu; Pe. David José Gonçalves, Pároco da Catedral de onde foi desmembrada a nova paróquia; Diácono Paulo Alexandre Gonçalves, de Sacramento.
Após a proclamação do Evangelho, feita pelo Diácono Paulo Alexandre Gonçalves, o Mons. Raul Motta de Oliveira fez a homília a partir dos textos da Carta da São Paulo aos Efésios 2,19-22 e o Evangelho de São Lucas 6,12-19.
As 11h15, após a bênção final, Dom Hélio Gonçalves Heleno, enfocou alguns dados sobre a criação de Paróquia, conforme a orientação do Código do Direito Canônico, mais precisamente os Cân. 374, 515 e 518, e também algumas orientações contidas nos documentos do Concílio Vaticano II. Esclareci aos fiéis sobre a Organização Paroquial e a importância dos Livros Paroquiais, dos Objetos, Paramentos e Alfaias, a função do Pároco.
Ato seguido, Dom Hélio Gonçalves Heleno fez alguns comentários sobre os temas expostos acima e leu o Decreto de criação da nova Paróquia e a provisão do Pároco, Padre Joaquim Rocha de Calais. O novo Pároco fez então a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade, com a mão sobre a Bíblia, sendo-lhe dada a posse, oficialmente.
Na oportunidade, em nome da nova Paróquia, usou a palavra Rosimere, dando as boas vindas ao Pe. Joaquim Rocha de Calais, felicitando os fiéis da nova Paróquia e parabenizando a Dom Hélio Gonçalves Heleno pela criação de mais uma paróquia. Fez uso também da palavra o vice-prefeito Aluísio Motta Palhares homenageando Dom Hélio com uma placa. Agradeço-lhe, a Dom Hélio pela confiança que ele depositou em mim, para estar a frente desta nova Paróquia. A todos os meus agradecimentos pelo apoio, a presença dos paroquianos e dos visitantes. A Matriz estava completamente cheia com mais de oitocentas pessoas.
Com as palavras finais de Dom Hélio Gonçalves Heleno, encerraram-se as festividades, às doze horas, com o nosso Bispo desejando a todos muito êxito nos trabalhos apostólicos.
Observação: foi oferecido pela comunidade, no salão paroquial, um almoço para os padres, os familiares do Pe. Joaquim Rocha de Calais e os visitantes, funcionários da Catedral São João Batista, juntamente com os Ministros Extraordinários da Comunhão da Paróquia e Liderança.
Caratinga, 28 de outubro de 2009.
Pe. Joaquim Rocha de Calais
Pároco da Paróquia