Os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão da Paróquia São Judas Tadeu participaram neste domingo, 3 de abril de 2022, de um dia de formação. O encontro contou com a presença de ministros da matriz e das comunidades que desejam continuar no ministério e de candidatos ao ministério.
O encontro, que aconteceu sob a coordenação do casal Maria Luiza e Péricles, foi assessorado pelo seminarista Reginaldo Fernandes, que realiza estágio pastoral na paróquia. O seminarista dividiu a formação em quatro momentos, começando por uma explanação sobre o Ano Litúrgico, passando pelas partes da missa e por uma breve apresentação de alguns pontos relevantes da Instrução Redemptionis Sacramentum e culminando na missão dos ministros extraordinários da sagrada comunhão, momento em que destacou o zelo na distribuição da comunhão com os enfermos e apresentou objetos, símbolos e paramentos litúrgicos.
Ao término do encontro, os participantes dirigiram-se à matriz de São Judas Tadeu, onde os coordenadores fizeram demonstrações práticas e estabeleceram alinhamentos acerca do serviço dos ministros leigos durante a celebração eucarística.
O pároco, padre José Carlos de Oliveira, e o vigário paroquial, padre Bismarque Maciel, participaram do encontro e valorizaram a presença dos ministros extraordinários da Comunhão na dinâmica paroquial.
Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão
O ministério extraordinário da Sagrada Comunhão nasceu da necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs.
São funções dos ministros extraordinários: