Padre Bismarque Maciel de Oliveira
“Eu estou convosco todos os dias” (Mt 28, 20).
Padre Bismarque,
É relembrando o tema de sua ordenação que a Paróquia São Judas Tadeu o acolhe esperançosa como vigário paroquial. Há tempo necessitávamos de mais um padre para auxiliar o nosso pároco nesta importante missão de pastorear o povo de Deus nesta comunidade. Sabemos que tivemos contribuições valiosas dos padres que por aqui passaram nestes últimos anos, a quem agradecemos fervorosamente na pessoa dos padres Ademilson, José Gouveia e Geziel. Sabemos também que, apesar de muitos trabalhos, o Padre José Carlos vem cumprimento com maestria sua missão. Estes padres deixaram suas sementes plantadas, bem regadas, mas que agora necessitam do cuidado para fazer crescer, florir e produzir frutos.
Padre Bismarque, a sua chegada a esta paróquia como vigário nos enche de esperança, pois precisamos de seu cuidado e atenção com este povo de Deus que retoma gradualmente as atividades pastorais presencialmente, neste momento delicado em que parece ser o fim de uma pandemia.
Estamos, sim, esperançosos, para a vivência deste novo tempo. Um tempo com novas exigências, novas urgências e que exige de nós uma mudança de postura para reconstruir a humanidade ferida, às vezes cicatrizadas, mas que ainda guarda, no âmago de cada um, nossos rancores, nossas tristezas, nossos lutos. Este novo tempo apresenta-se mais moderno, mais tecnológico, mais líquido, o que nos leva também atualizar os métodos de evangelização, mas jamais nos afastar da nossa essência e valores cristãos. É o próprio Jesus Cristo Ressuscitado que deverá nortear nossas decisões. Permanecer conosco todos os dias.
Padre, a sociedade está carente de pastores novos, com entusiasmo, ainda vivendo a euforia do primeiro amor, que seja capaz de entender suas necessidades e dê-las ter compaixão e misericórdia.
Coração novo, sensível, ainda não anestesiado do sofrimento alheio. Necessitamos deste novo espírito que aqui chega, neste momento em que muitos de nós vêm de um isolamento, um fechamento em nós mesmos, uma exclusão do outro. Precisamos deste novo ardor. Necessitamos de ser provocados a recordar o Querigma, a alegria do primeiro amor. Precisamos ser provocados a retomar nossas vocações, colocar a serviço do povo de Deus os dons que recebemos. Não nos deixe enterrar nossos entusiasmos, nossos talentos, nossa capacidade de amar.
Louvo a Deus por permitir sua chegada nesta paróquia, somando forças com nosso Pároco, Padre José Carlos, para acolher e conduzir este povo ao encontro do Senhor. É tempo de caminhar juntos, como nos convoca o Papa Francisco a viver esta Igreja sinodal. Já não há mais espaço para decisões individuais. A Igreja nos convoca para aprender a caminhar coletivamente, como eram os primeiros cristãos. É tempo de escuta, é tempo de sinodalidade. Que bom, vivermos também esta experiência aqui em nossa paróquia.
Padre Bismarque, venha em paz na certeza de que Jesus Cristo Ressuscitado estará convosco nesta caminhada. Ele assim prometeu e assim permanece no meio de nós.
Rogamos a Deus, pela intercessão de São Judas Tadeu, que lhe cubra de bênçãos e o ajude nesta importante missão.
Seja bem-vindo!
Geovani e Laudicéia – Past. Familiar
Caratinga, 07/01/2022.