A Diocese de Caratinga está em festa pela ordenação do novo diácono , Bruno Kened Ferreira.
O rito de ordenação diaconal foi presidido por Dom Juarez Delorto Secco, no sábado, 30 de novembro de 2024 às 9h, na paróquia São Judas Tadeu, Caratinga, com a presença do bispo emérito Dom Emanuel Messias de Oliveira, Monsenhor Raul Motta, um grupo expressivo do clero diocesano, religiosos, religiosas e centenas de fiéis leigos das comunidades as quais o novo diácono pertence e atuou em seu estágio pastoral, bem como familiares e amigos do mesmo.
Estes nosso irmão ingressa na ordem clerical, com a missão de ser ícone de Cristo Servidor, através da ação litúrgica, da evangelização e da caridade. Recebe o sinal indelével, conferido pelo dom do Espírito Santo, e fortalecido pela graça sacramental que lhe vem pelo sacramento da ordem.
A ordem do diaconato constitui um grau hierárquico na formação do clérigo, um último passo antes da ordenação sacerdotal. Oficialmente considerado clérigo da Igreja Católica, o diácono é inferior ao presbítero, ou padre, tendo como função auxiliá-lo nos serviços pastorais e litúrgicos.
Dom Emanuel, bispo emérito, que acompanhou durante este período a travessia vocacional de Bruno Kened Ferreira, proferiu homilia iniciando com a oração vocacional escolhida como lembrança pelo diácono, destacando posteriormente a figura de Santo André, entre todos os Santos, distingue-se por ser o primeiro a seguir Jesus e por ter sido martirizado sobre uma cruz decussada. Destacou ainda a importância do sim à igreja.
Após a homilia Dom Juarez Delorto Secco interrogou o candidato ao diaconato, manifestando sua livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando sua consagração total a Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenado prostrou-se no chão enquanto toda a comunidade rezava por eles, o Seminarista Jarbas Antônio entoou a Ladainha de todos os santos.
Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo diocesano Dom Juarez, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre o eleito e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.
Já ordenado, o novo diáconos recebeu as veste litúrgica e os Santo Evangelho, assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, ele foi cumprimentado pelo bispo com um abraço de paz e acolhido ao presbitério.
Ao final o novo diácono agradeceu a todos. Agradecer, Sim! Agradecer! Porque, “Nenhum dever é mais importante do que a gratidão”.
O neo-diácono exercerá seu ministério na Paróquia São Judas Tadeu, em Caratinga, onde ele já vinha atuando anteriormente como seminarista.
Fonte integral: Diocese de Caratinga