Seja bem-vindo(a) ao nosso Site Paroquial . 26 de dezembro de 2024 . Acesse nossas Redes Sociais

Rádio Eclesia

24/04 Notícias da Paróquia Manhã de Formação sobre a Mistagogia da Missa na Paróquia São Judas Tadeu
Compartilhar

Aconteceu neste último domingo, 21 de abril de 2024, uma manhã de formação “Missa Parte por Parte – Mistagogia” com o Seminarista Aleisson Amaral. Evento destinado aos fiéis atuantes na Liturgia, de forma geral, e aberto àqueles que desejaram aprender um pouco mais sobre a nossa belíssima e riquíssima Liturgia.

[…] a liturgia é tida como o exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significada e, de modo peculiar a cada sinal, realizada a santificação do homem, e é exercido o culto público integral pelo corpo Místico de Cristo, cabeça e membros. Disto se segue que toda celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e de seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo título e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja.” (SC) (CIC 1070) 

A Santa Missa é a celebração perpétua do Mistério Pascal de Cristo, e participando da Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística participamos também da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Cada momento nos leva a vivenciarmos o Calvário de Cristo e recebermos seu Corpo e Sangue como Alimento Vivo.

A Missa, ou celebração da Eucaristia, é a presentificação do imenso Sacrifício do Calvário, onde este se torna presente no altar; não é mera representação ou apenas lembrança do Sacrifício do Senhor; é muito mais, é sua atualização, isto é, o mesmo e único sacrifício de Jesus na cruz se torna presente, vivo e verdadeiro. Não é uma multiplicação do sacrifício do Calvário e nem mesmo uma repetição. É o mesmo e único Calvário. (AQUINO, Felipe – Cléofas 2022)

Para melhor participarmos da Santa Missa, é importante conhecermos o que se está celebrando. No momento, pudemos conhecer sobre o significado das “partes” da Missa e o que representam para nós. Seu início se dá com a Procissão de Entrada e se encerra após a retirada do Presidente da Celebração e durante este tempo é importante participarmos com amor e zelo, tanto os fiéis na assembleia e, principalmente, aqueles que servem atuando nas Pastorais. Os leitores devem estar devidamente preparados para as proclamações das Leituras, Salmo e Oração dos Fiéis; os cantores, se houverem, devem escolher músicas para participação da assembleia no canto, respeitando cada Tempo Litúrgico; os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, juntamente com os Acólitos, prepararem todos os elementos para que ocorra a Consagração das Espécies, de pão e vinho em Corpo e Sangue de Cristo, e sua distribuição. Enfim, todos somos chamados a participar do Mistério Pascal de Cristo com seriedade, compromisso e amor.

Nossa gratidão a todos que participaram, organizaram e, em especial, ao Seminarista Aleisson Amaral que nos proporcionou tão importante momento.

_________________________
CIC – Catecismo da Igreja Católica
Cléofas – AQUINO, Felipe 2022

Fotos: Christiane Silva e Rosemere Hudson