Somos chamados a vivenciar a Quaresma como uma escola de vida. Durante esses dias, ao adentrarmos no deserto do aprendizado, teremos a oportunidade de explorar uma nova perspectiva sobre a existência: as “coisas novas” que Deus deseja nos ensinar. Muitas vezes, corremos o risco de encarar a Quaresma como algo rotineiro, já conhecido. Limitamos a escola quaresmal a uma simples atividade.
Como comunicadores e aprendizes, precisamos nos abrir ao “novo” que o próprio Mestre, Jesus Cristo, quer nos apresentar. A pedagogia que podemos adotar para sermos educados nesta Quaresma é simples: trazé-lo para o centro.
Com o Mestre, centralizar a oração: deixemo-nos ser conduzidos verdadeiramente por Ele. Se não tem, determine um tempo diário para oração. Assim como um estudo escolar, prepare-se: escolha um lugar, pegue sua Bíblia, seus livros de orações e meditações, e, atento, deixe que Deus te mostre, através da oração, o novo que Ele quer trilhar ao longo desta caminhada penitencial.
Com o Mestre, entregar as vontades: no dia a dia, na maioria das vezes, não nos perguntamos e nos deixamos ser guiados por Ele. Das pequenas às grandes situações, quase sempre a nossa vontade permanece. Façamos o exercício quaresmal de aprender a escutar a voz do Mestre que quer nos guiar.
Com o Mestre, reconhecer a fé que habita nos detalhes: com o domínio da tecnologia e um mundo cada vez mais agitado, desaprendemos a contemplar as belezas do cotidiano. A Quaresma é uma perfeita oportunidade para silenciar os tumultos ao redor e treinar o olhar o coração para a beleza que mora nos detalhes de nossa vida. Há fé no caminho! Você reconhece? Que tal, todos os dias, até o fim deste período, listar pelo menos duas graças por dia?
Com o Mestre, se moldar para doar: nesta caminhada que nos prepara para a Ressurreição, temos a oportunidade de ressuscitar também os nossos dons. Façamos o exercício de colocar a serviço tudo aquilo que Deus nos deu e pode ser sinal do amor na vida do próximo.
Com o Mestre, comunicar: alimentados pela escola que a Quaresma nos permite viver, é momento também de comunicar.
Compartilhar uma música que ajuda a rezar por dia!
Postar uma frase, um versículo ou algo que ajude a refletir.
Criar conteúdos que direcionam para uma boa confissão, uma boa participação da Santa Missa, como meditar o terço. Lembre-se que muitas pessoas ainda não conhecem a fundo o que, para você, pode ser um assunto repetitivo. E é aí que você pode inovar! Pense em propostas diferentes para passar tudo isso ao seu público!
Selecione histórias de santos, beatos, veneráveis, identifique virtudes que podem ser aplicadas na vida e crie conteúdos.
Junto aos músicos de sua paróquia, pense em dicas litúrgicas para bem viver esse tempo e também a Semana Santa! Prepare um conteúdo para as crianças! Que tal convidar as catequistas para contar histórias?
E, o mais importante: ensine, com a sua vida, que a Quaresma não é algo rotineiro; a Quaresma é a oportunidade de ser moldado pelo Mestre!
Caminhemos juntos, rumo à Páscoa do Senhor!
Fonte: Pascom Brasil