Escrito por Ir. André Luiz Oliveira, C.Ss.R.
Ao iniciarmos o Mês do Rosário (outubro), talvez nos perguntemos: Por que rezar o Rosário?
Em sua etimologia, a palavra rosário significa coroa de rosas: rosarium. É um buquê de rosas espirituais que ofertamos a Maria. O rosário é uma das mais antigas piedades marianas. Ele surgiu para suprir a necessidade do povo que não tinha acesso às Sagradas Escrituras. Surgiu para equivaler à leitura dos 150 salmos bíblicos, rezados nos mosteiros.
Leia MaisMilagre de Hiroshima: a proteção do Santo Rosário em meio à 2ª Guerra
Outro fator muito importante para a difusão do rosário foi a propagação realizada por São Domingos de Gusmão. Conta-se que em 1214 ele teria tido uma visão, na qual Nossa Senhora lhe revelava a oração do terço. Contemplar os mistérios da vida de Cristo é assimilar as verdades eternas. O terço é uma catequese dos mistérios da fé católica.
Contemplando os mistérios do rosário, é possível meditar toda a vida de Jesus Cristo, de Seu nascimento até Sua morte e ressurreição.
O rosário é composto por Mistérios (não enigmas) da vida de Cristo, como os mistérios gozosos, que narram o nascimento e a infância de Jesus; os mistérios dolorosos, que descrevem o sofrimento padecido por Ele em Sua entrega em favor dos homens; os gloriosos, narrando o mais extraordinário evento da vida do Divino Mestre: a ressurreição. Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou os mistérios luminosos, que descrevem a vida pública de Jesus.
O rosário fortalece os desanimados, cura os feridos e salva os pecadores. Quereis agradar a Jesus? Dediqueis flores a Maria, oferecei à nossa boa Mãe rosários de fé, de esperança e de caridade; para que Ela os apresente ao seu divino Filho e, assim, no jardim da virtude humana, o Criador volte a passear (Gn 3,8) por entre as flores espirituais colhidas pelo rosário.
Amor a Jesus e flores a Maria!
Fonte: a12